insulina
Um pouco de história
17 de fevereiro de 2023
acgo-nota
Nota de Repúdio
23 de março de 2023

José Cicero Dinato será o presidente do IN 2024

dinato-in2024

Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária, com mais 40 anos de experiência clínica, Dinato vai levar a Odontologia integrativa à próxima edição do evento.

A comissão organizadora do maior congresso latino-americano de Reabilitação Oral com Implantes confi rmou que o comando da próxima edição, prevista para setembro de 2024, em São Paulo, será do implantodontista José Cícero Dinato.

Um dos grandes nomes da Odontologia brasileira na atualidade, Dinato tem mais de 40 anos de experiência – 35 deles na Implantodontia – e participou de todas as dez edições do IN – Latin American Osseointegration Congress, evento realizado desde 2006.

Especialista que compartilha da visão, pesquisas científicas e tecnologias aplicadas do mestre P-I Brånemark, Dinato também é um dos pioneiros do grupo de cirurgiões-dentistas que consolidaram a Implantodontia no Brasil.

De acordo com Haroldo Vieira, diretor da VMCom, empresa promotora do evento, a escolha foi natural por ser um profi ssional que conhece todas as exigências da Reabilitação Oral moderna, sobretudo os anseios dos praticantes dessa especialidade. Isso reforça a importância do novo presidente na construção de um programa científico que contemple os avanços clínico-
-laboratoriais na Implantodontia.

 

A TRAJETÓRIA

Nascido em Santos (SP), Dinato formou-se na Faculdade de Odontologia de Santos em 1981, mesmo ano em que se casou com a gaúcha Monique e foi morar em Porto Alegre (RS), onde constituiu família e desenvolveu carreira como cirurgião-dentista. Na capital gaúcha, especializou-se em Prótese Dentária, fez mestrado nesta mesma área e iniciou uma longa trajetória como docente na especialidade.

Em 1988, ele estava presente no curso que o professor sueco P-I Brånemark ministrou pela primeira vez no Brasil, no antigo
Congresso Paulista de Odontologia da APCD (hoje conhecido como Ciosp). Era o primeiro contato do especialista com a
Osseointegração, experiência que mudou a sua vida profissional.

No mesmo ano, com mais três colegas gaúchos, ele partiu para Boston, nos Estados Unidos, para participar do credencia-
mento na técnica. Na volta à Porto Alegre, esse mesmo grupo foi responsável pela realização dos primeiros implantes dentários
utilizando a técnica P-I Brånemark no Rio Grande do Sul.

De acordo com Dinato, a experiência foi determinante para o desenvolvimento de sua carreira. “O professor P-I Brånemark
e a Osseointegração foram decisivos na minha vida profissional e pessoal. Ele descobriu, ampliou e solidificou o caminho da
Osseointegração na reconstrução da saúde bucal, dentro de um rigor científico inquestionável. Como pratico a Implantodontia há 35 anos, acompanhei diferentes momentos, ciclos e inovações que sempre me motivaram a saber mais e a me qualificar constantemente”, explica o cirurgião-dentista que, anos depois, participou do primeiro curso de doutorado em Implantodontia do Brasil, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

LIGAÇÃO COM O IN

O contato com o início da Osseointegração no Brasil fez com que Dinato participasse da primeira edição do IN – Latin American Osseointegration Congress, em 2006. Desde então, a ligação do especialista com o evento cresce a cada edição. “Tenho o privilégio de participar da história da Osseointegração e da história do IN. Participei de todas as edições, seja como ministrador ou organizador, e sei que a comunidade odontológica do Brasil, especialmente a Implantodontia, deve agradecer pela existência do evento. Sem dúvidas, hoje, este é o maior evento de Implantodontia da América Latina”, diz.

Assumir a presidência da próxima edição será mais um importante desafio para a já consolidada carreira de Dinato. “Presidir o IN 2024 é um trabalho de muita responsabilidade e um sonho para qualquer profissional da Implantodontia. Eu me sinto honrado e grato pela escolha de meu nome”, comemora.

 

O QUE O IN 2024 RESERVA

A 11ª edição do IN, que será realizada em setembro de 2024, reunirá a elite da Reabilitação Oral com Implantes para trazer o que há de mais moderno na especialidade em todo o mundo. Com Dinato na presidência, a programação científica vai garantir espaço para novas técnicas, abordagens e tecnologias da Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária, focando em uma Odontologia integrativa e digital.

“O público pode ter a certeza de que darei o meu melhor para que este seja um evento memorável. Teremos muita inovação, seriedade nas propostas e credibilidade para que a Implantodontia siga em desenvolvimento com o amparo da Ciência e da tecnologia”, finaliza.

 

Fonte: João de Andrade Neto – ImplantNews