Convite para posse de diretoria Gestão 2014-2016
26 de junho de 2014
aqui
Prêmios de melhores pôsters apresentados no 20º Corig
15 de agosto de 2014

Centro de Odontologia da Santa Casa de Porto Alegre comemora 4 anos de atividades

m_centro_odontologico_completa_4_anos

O Centro de Odontologia da Santa Casa de Porto Alegre comemorou seu quarto aniversário no dia 5 de agosto de 2014. O Centro foi inaugurado em agosto de 2010 tendo como principal idealizadora a Acadêmica Profa. Dra. Edela Puricelli. A cerimônia aconteceu no próprio local, contando com a presença de diretores e médicos da Santa Casa e da equipe coordenada por nossa Confrade Edela, composta de cerca de quarenta profissionais.

Veja aqui a notícia publicada no site da Santa Casa.


Centro Odontológico comemorou quatro anos de atividades

A Profa. Dra. Edela Puricelli atua com Coordenadora do Centro desde agosto de 2013. Ela se aposentou em setembro de 2013 da Faculdade de Odontologia da UFRGS como Professora Titular e então assumiu o Centro para prosseguir com a implantação do projeto que prevê 3 eixos: Assistência Odontológica de complexidade, Ensino e Pesquisa para a formação de um Cirurgião-dentista com perfil hospitalar, seja clínico ou cirúrgico.

O Centro de Odontologia é pioneiro no Brasil. O referido projeto é de fundamental importância para a nossa e futuras gerações de Cirurgiões Dentistas, assim como também o envolvimento da odontologia clínica e cirúrgica no ambiente hospitalar.

A equipe liderada pela Dra. Edela Puricelli está na Santa Casa desde 2000, quando instalou um Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais (CTBMF).

Leia na íntegra a matéria sobre o assunto publicado na Revista Dentistry, de maio de 2012. [PDF, 261KB]


A foto acima registra a inauguração do Centro Odontológico, em agosto de 2010

O texto abaixo foi extraído da homepage da Santa Casa que fica em:
https://www.santacasa.org.br/pt/servicos/detalhe/centro-de-odontologia/7.

O Centro de Odontologia da Santa Casa presta assistência odontológica convencional e a pacientes portadores de necessidades especiais, no ambiente ambulatorial e em leito hospitalar, em todas as faixas etárias, com profissionais especializados na atenção clínica e cirúrgica buco-maxilo-facial.

As instalações são amplas, arquitetonicamente planejadas, também para pacientes com restrições de acesso, contando com suporte especializado no manejo de pacientes especiais. As mais atuais tecnologias de diagnóstico e tratamento odontológico, associadas a Laboratório de Prótese e Centro de Materiais e Esterilização exclusivos, com padrões de qualidade e segurança internacionais. Em sendo indicado, os tratamentos clínicos ou cirúrgicos poderão ser realizados em Centro Cirúrgico hospitalar, com assistência médica e anestésica integrada às equipes da Santa Casa.

Especialidades/áreas de atuação:

Odontologia Geral – remoção de cárie, higiene bucal, remoção de tártaro, check up bucal, tratamento de lesões e prevenção de câncer bucal

Cirurgia e Traumatologia buco-maxilo-faciais – extrações dentárias, remoção de sisos, tratamento de infecções e osteonecroses, enxertos para reconstruções ósseo-alveolares, reconstruções dos maxilares, trauma buco-maxilo e tratamento de sequelas, cirurgias de deformidades buço-maxilo-faciais, tumores benignos, biópsias e dores na articulação, avaliação de limitação de abertura de boca, aumento de volumes na face, tratamento da respiração bucal, ronco e apneia com enfoque interprofissional.

Disfunção da Articulação Têmporo-mandibular e Dor Oro-facial – limitações de abertura de boca, dor nas articulações e na região dos maxilares, confundidas muitas vezes com cefaléias ou com enxaquecas, bruxismo (ranger dos dentes), apertamento intenso causando desgastes dentários, desvios da oclusão dentária ou após tratamentos reabilitadores com próteses ou restaurações dentárias. Também durante ou após episódios de trauma crânio-facial ou com alterações posturais importantes, especialmente de região cervical, entre outros.

Odontologia para pacientes com necessidades especiais – assistência odontológica a pessoas com deficiências, tanto ambulatorial quanto aos internados, sejam tratamentos clínicos ou cirúrgicos, com anestesia local ou sedação/geral em centro cirúrgico, laserterapia voltada a tratamentos bucais e abordagens interprofissionais para realização de exames de imagem ou clínicos viabilizando diagnóstico e tratamentos especializados. Atenção odontológica a pacientes com alterações na sua saúde geral, comportamentais, mentais e com doenças sistêmicas (em todas as fases da vida, inclusive portadores de Parkinson e Alzeihmer), tais como hemofílicos, em fila de espera ou já transplantados de órgãos ou de tecidos (medula), com alterações no sistema imunológico, cardiopatas, diabéticos, oncológicos, com alterações hematológicas e hormonais, osteoporose, que fizeram ou fazem uso de bisfosfonatos em suas terapias, osteonecroses, com lesões neuromotoras congênitas ou adquiridas, Sindrome de Down entre outras.

Dentística – estética dentária avançada e design dentário, clareamento com monitoramento profissional e tecnologias de ponta

Endodontia – tratamento de canal e abscessos ou infecções dentárias, dor aguda e localizada em região dentárias, dentes escuros.

Implantodontia – implantes dentários (sistemas nacionais e importados) para reabilitação por próteses dentárias.

Odontopediatria – atenção odontológica a pacientes de 0 a 14 anos, educação em saúde bucal, check up bucal pediátrico, avaliação do desenvolvimento buço-maxilo-facial conforme cronologia do paciente e da fase de trocas dentárias, clínica de Bebê, orientações aos cuidadores sobre cuidados bucais para paciente pediátricos.

Ortodontia e ortopedia facial – alinhamentos dentários, tratamentos ortodônticos para pacientes com deformidades buco-maxilofaciais (ortognáticas), com laterasdevios, dentes apinhados, pacientes com fissuras palatais, adultos e pacientes na maturidade, voltados a conservação dentária. Tratamento ortodôntico e ortopédico para Respirador bucal e pacientes que apresentam ronco e apneia, uma vês diagnosticado o enfoque odontológico, aparelhos móveis e fixos, metálicos, transparentes e invisaligne.

Periodontia – tratamento da gengiva, com presença de inflamações e sangramentos, halitose, manutenção da saúde da gengiva em pacientes com implantes dentários. Especializados no manejo e tratamento de doenças bucais de pacientes cardiopatas, diabéticos, gestantes de alto risco, com baixa imunidade, entre outros.

Prótese dentária – próteses convencionais provisórias/removíveis, dispositivos miorrelaxantes/protetores (para bruxismo), próteses dentárias sobre implantes (sistemas nacionais e importados), reabilitação bucal para pacientes de todas as idades (também para idosos com restrições de mastigação, associando tratamentos em Cirurgia Bucomaxilofacial para reconstrução dos ossos para viabilizar a colocação dos implantes).

Prótese buco-maxilo-facial – prótese de partes da face, dos maxilares, de nariz, olho, orelha, próteses obturadoras, próteses de palato

Odontogeriatria – profissionais especializados para viabilizar soluções odontológicas, clínicas e com próteses dentárias, observando o ciclo de vida dos pacientes, bem como as características do processo de envelhecimento.

Diferenciais:
– Check-up bucal (pediátrico e adulto)
– Clínica do bebê
– Respiração bucal, ronco e apneia: enfoque odontológico
– Clareamento dentário
– Atendimento em leito h ospital durante internação

Programas de promoção e prevenção em saúde bucal:
– Gestante e bebê
– Diabéticos
– Tabagistas
– Cardiopatas
– Pacientes oncológicos
– Transplantados de órgãos ou tecidos
– Pacientes com lesões neuromotoras
– Com alterações hematológicas
– Cadeirantes ou com restrições de acesso

  • Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª das 8h às 18h
  • Informações: (51) 3213-7285 – Agendamento: (51) 3214-8000
  • Localização: Av. Independência, 155 – Centro, Porto Alegre