empossados
17 de fevereiro de 2023

NOTA DE FALECIMENTO – JOÃO ANTÔNIO NETO CAMINHA

comunicado

A Academia Gaúcha de Odontologia -AcGO – associa-se em pesar a comunidade da Faculdade de Odontologia da UFRGS pelo falecimento do Professor João Antônio Neto Caminha, ocorrido na noite do dia 13 de novembro passado. O Professor Caminha dedicou mais de 30 anos à Odontologia, como professor e pesquisador. Lotado no Departamento de Odontologia Preventiva e Social entrou em exercício em 02/04/1969 e aposentou-se em 17/12/1999. Foi Diretor da Faculdade de Odontologia da UFRGS de 1993 a 1996. Destacou-se na gestão pela obtenção de recursos extraordinários junto às agências de financiamento, possibilitando a aquisição e substituição de equipamentos. Realizou obras físicas de reforma enfrentando com denodo as dificuldades de recursos orçamentários, acentuadas do período, sempre encontrando soluções que permitiram atender ao desenvolvimento e melhoria do ensino e da pesquisa da Odontologia da UFRGS. Coube especialmente ao Professor Caminha a implantação da informatização no Serviço de Triagem, usando o Centro de Processamento de Dados da UFRGS. Também foi presidente da Comissão Organizadora das comemorações relativas ao centenário de criação do Curso de Odontologia da UFRGS. Sua trajetória está registrada na história da Faculdade de Odontologia e grande parte dos feitos citados acima se encontra no livro “Faculdade de Odontologia Cem Anos de História 1898-1998” de autoria do saudoso professor Jorge Honório Brito.

O espirito empreendedor e a mente brilhante do Prof. Caminha também estiveram a serviço de nossa AcGO. Patrono da Cadeira N° 35, o professor Caminha colaborou com a estruturação da Academia desde a sua fundação, ocupando desde 2008 até 2014 lugar no Conselho Fiscal; de 2014 a 2016, compôs a diretoria como Secretário e de 2016 até 2022 foi o Vice Presidente da entidade. Seu legado, além de sua fiel, sincera e alegre amizade permanecerão em nossos corações.

A Academia Gaúcha de Odontologia, consternada manifesta os mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares e àqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Descanse em paz!

caminha  25/10/1939 –  13/11/2022