img_comunicados
Convocação Assembleia Geral Extraordinária (25/05/2019)
26 de abril de 2019
img_comunicados
Convocação Assembleia Geral Extraordinária (17/08/2019)
5 de agosto de 2019

Nota sobre a Educação

img_comunicados

A Academia Gaúcha de Odontologia (ACGO) congrega profissionais destacados na área, que seguem demonstrando uma trajetória de dedicação à educação e ao cuidado das pessoas. A ACGO tem como parte de sua Missão cultivar e incentivar o estudo e a pesquisa da ciência odontológica, apoiando iniciativas que objetivem o engrandecimento e o fortalecimento da Odontologia e a melhoria da saúde bucal e qualidade de vida da população em geral. 

Sendo assim, e diante da atual conjuntura, a ACGO reunida em 25 de maio de 2019, vem a público manifestar a defesa incondicional da Educação como o processo central e mais eficiente para o desenvolvimento das pessoas, o progresso do país e a aproximação das diferentes formas de pensar. A educação é a melhor fonte para a manutenção da diversidade de seres no mundo, preservando o ambiente de todos, ao mesmo tempo em que é ampliado o conforto e o bem-estar na vida das pessoas. Neste sentido, entendemos que o fortalecimento da Universidade, pilar do desenvolvimento científico e tecnológico nacional, é o caminho para a construção de um país justo, includente e democrático. 

Defendemos ainda que todas as formas de conhecimento independente de sua área de interesse devem ser cultivadas, preservadas e estimuladas. Destacamos as humanidades e as artes, pois estas, em particular, servem de inspiração para o ímpeto de perguntar e buscar respostas. Ao mesmo tempo, o produto gerado pelas artes e humanidades ao longo de nossa existência são testemunho dos enormes avanços que todo o conhecimento acumulado trouxe para o mundo. 

Nosso apoio para com o desafio atual da Educação representa a reafirmação de que é nas Instituições de Ensino que se alcançam os resultados mais qualificados para nosso País e para a formação plena dos brasileiros. Tais êxitos serão ampliados, quanto maiores forem os investimentos em educação, indiferente do nível e da ciência, pois a formação do ser humano social e pleno exige compreensão universal. 

Dr. José Cícero Dinato – Presidente 

Dra. Lina Martinelli de Lima – Secretária 

Dr. Alvaro Della Bona – Acadêmico 

Dr. Pantelis Varvaki Rados – Acadêmico 

Dra. Susana Maria Werner Samuel – Acadêmica